Caixa Agrícola da Costa Azul celebrou 110 anos de existência
A Caixa Agrícola da Costa Azul celebrou no dia 5 de maio, 110 anos de existência. Começou em Santiago do Cacém e hoje está presente em oito concelhos, nos distritos de Setúbal, Beja e Évora.
A Caixa Agrícola da Costa Azul cresceu ao longo dos anos e hoje afirma-se como o principal banco nos oito concelhos onde está estalada, servindo cerca de 85 mil clientes.
Dá emprego a 150 colaboradores em 23 agências e gere um ativo líquido de mais de 1,21 mil milhões de euros, com o suporte de 18 mil sócios e uma rede local que em muitos casos não tem concorrência.
Em 11 localidades da rede de agências não existe nenhum outro banco e em 18 das localidades onde mantém ATM é o único ponto de ligação ao setor financeiro, como explicou ao Jornal de Negócios, o presidente Rui Gomes.
“Em toda a nossa área de ação e localidades, servimos as respetivas populações e agentes económicos, num ambiente de proximidade que nos proporciona um elevado nível de conhecimento dos seus negócios e necessidades financeiras”, acrescenta o responsável, para sublinhar que a essência da banca cooperativa continua atual e necessária, com as adaptações que mais de um século de história exigiram.
O negócio cobre hoje “todos os setores de atividade, desde a agricultura e pesca à indústria, comércio e serviços, construção, imobiliário e apoio às famílias”.
“Somos um dos principais impulsionadores do desenvolvimento local e regional, captando e retendo as poupanças para financiamento das atividades económicas locais e satisfação das necessidades financeiras das famílias”, conta.
Para assinalar o aniversário, a Caixa da Costa Azul realizou no Centro de Formação - Crédito Agrícola Costa Azul, uma conferência sobre o papel da banca cooperativa no desenvolvimento do território, analisado em duas grandes perspectivas: presente e futuro.
Fonte: Jornal de Negócios
