A iniciativa partiu de um grupo de crianças que reside em Sines e à qual se juntaram também crianças de vários pontos do país, incluindo Setúbal, ambos locais habituais de embarque destes animais.

A ação foi mobilizada em conjunto com o movimento cívico PATAV e com o programa Roots & Shoots Portugal ao qual as crianças de Sines pertencem.

O Roots & Shoots é um programa internacional de ação para a juventude iniciado pela primatóloga Jane Goodall em 1991 na Tânzania e que existe atualmente em mais de 100 países.

Existindo em Portugal desde 2006, neste projeto as crianças são convidadas a identificar áreas problemáticas da sua região no que concerne a pessoas, animais e meio ambiente e a levar a cabo iniciativas para os resolver.

Foi no âmbito de um workshop de Roots and Shoots que uma criança de 8 anos residente em Sines identificou o problema do transporte de animais vivos a partir do porto de Sines como um problema que gostaria de resolver e assim surge a carta e cujo vídeo pode ser visionado aqui.