“Nossa Língua - Nosso Chão” é um projeto criado especificamente para assinalar esta data, tendo por objetivo apoiar os esforços de valorização, promoção e difusão da nossa língua, junto de diversos públicos, em colaboração com rádios locais do Alentejo e com o apoio de Bibliotecas Públicas portuguesas.

Esta segunda edição tem o Tempo como eixo temático e conta com quatro segmentos sonoros constituídos por leituras de textos de vários autores portugueses - entre os quais Alice Vieira, Cristina Pombinho, João Pedro Mésseder, José Luís Peixoto, Maria da Conceição Ruivo, Vítor Encarnação,  música e depoimentos sobre as questões da Língua, das línguas, também o barranquenho, dirigidos a audiências de diferentes faixas etárias. Os quatro blocos serão emitidos ao longo do dia 5 de maio (11h20 - 13h35 - 16h35 e 18h20), na Rádio Sines.

O dia 5 de maio foi instituído em 2009 pela CPLP como dia da Língua Portuguesa e da Cultura. Em 17 de outubro de 2019 o Conselho Executivo da UNESCO aprovou, por unanimidade, a proposta dos países da CPLP para que este dia passasse a ser o Dia Internacional da Língua Portuguesa, facto que se assinala este ano pela segunda vez. 

Unindo cerca de 260 milhões de falantes em quatro continentes, prevê-se que esta seja uma língua cada vez mais global e que no final deste século sejam 500 milhões a falá-la, o que lhe confere uma dimensão mundial justamente celebrada. 

Pode recordar as emissões da 2ª edição do projeto “Nossa Língua - Nosso Chão” em podcast.