Este primeiro ano letivo, inteiramente dedicado ao Ciclo Bíblico, arranca com a participação de 27 alunos inscritos, oriundos de várias localidades da região, designadamente Grândola, São Martinho das Amoreiras, Santiago do Cacém, Santo André, São Teotónio, Sines e Vila Nova de Milfontes.

A sessão inaugural, subordinada ao tema “O Mundo da Bíblia”, foi conduzida pelo Diretor da Escola, o Padre Pedro Rodrigues. O evento contou com a presença do Bispo de Beja, D. Fernando Maio de Paiva, e do Padre Paulo do Carmo, pároco de Santiago do Cacém, Abela e São Bartolomeu da Serra.

Na ocasião, D. Fernando Maio de Paiva expressou publicamente a sua satisfação com a abertura desta nova extensão, sublinhando que a descentralização permite a pessoas de diferentes geografias o acesso à formação teológica.

O prelado aproveitou ainda para agradecer aos estudantes e ao corpo docente, deixando uma bênção especial para este percurso formativo. O plano de estudos para o primeiro semestre prevê a abordagem de disciplinas como “Lei e Profetas” e “A Bíblia como Escritura”.

Já no segundo semestre, os formandos vão debruçar-se sobre os “Evangelhos Sinópticos I e Escritos Joaninos”, bem como os “Evangelhos Sinópticos II e Atos” e as epístolas em “Paulo na Igreja nascente e Cartas Paulinas”.

No final da primeira aula, os alunos manifestaram um elevado grau de satisfação, classificando a sessão como muito interessante e elogiando a oportunidade proporcionada pela Diocese de Beja.

Com esta valência descentralizada, a Diocese local visa expandir o número de fiéis dedicados ao aprofundamento da fé e ao conhecimento das escrituras, capacitando membros que, futuramente, possam enriquecer a vida e a missão das respetivas comunidades paroquiais.