O programa CED é um método humano, eficaz e recomendado para o controlo das colónias de gatos errantes, permitindo a redução gradual da população felina e a diminuição de comportamentos associados à reprodução, como ruídos, odores e conflitos na via pública.

Durante a intervenção, os gatos das colónias identificadas serão capturados, esterilizados, identificados através de um pequeno corte na ponta da orelha esquerda (realizado sob anestesia), desparasitados e devolvidos ao seu território de origem, onde continuam a ser acompanhados por cuidadores oficiais. Sempre que possível, animais dóceis ou crias em fase de socialização serão encaminhados para adoção.

Esta ação contribui para colónias mais saudáveis, estáveis e menos visíveis, melhora a salubridade dos espaços públicos e promove uma convivência mais equilibrada entre animais e comunidade.

Apela-se à compreensão e colaboração da população durante o período da intervenção