Em 2019, a Freguesia de Santo André totalizou 63,8 % nos parâmetros que avaliavam o desenvolvimento e motivação para a implementação de diversas ações/projetos à escala local, tendencialmente de caráter participado e que contribuem para a transformação no sentido de uma comunidade mais sustentável. “Agora, em 2021, não só queremos de novo o galardão, como queremos fazer melhor do que em 2019”, assegura David Gorgulho, Presidente da JFSA. “A conquista de 2019 foi uma motivação-extra. Na altura, referi que seria o mote para muito trabalho e que não nos acomodaríamos. Estamos confiantes, pois temos lutado muito pela nossa evolução neste campo”.

Recorde-se que desde a primeira candidatura têm sido várias as ações e iniciativas integradas neste contexto, além de outras já antes desenvolvidas. “Em 2019, foi reconhecido o nosso potencial enquanto comunidade orientada para a sustentabilidade e boas práticas ambientais. Mas há muito, muito para fazer. Sentimos que evoluímos nos últimos dois anos. Temos de conseguir uma consolidação enquanto comunidade”, sublinha David Gorgulho, que destaca ainda “a grande exigência da ABAE no formulário da candidatura, muito mais do que há dois anos. Foram muitas horas de trabalho e dedicação. Este não é um processo fácil, mas embarcámos novamente nesta viagem com muita satisfação”.

O Eco-Freguesias XXI é um projeto da ABAE iniciado em 2014, que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis. Enquadra-se em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030, apresentando-se como uma estratégia para incrementar a sustentabilidade local, valorizando os processos de cidadania participativa e reconhecendo as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes.

Procura, através da existência de uma candidatura bienal, valorizar percursos, avaliar processos e reconhecer resultados que se materializam através da atribuição do galardão Eco-Freguesia XXI.


Comente esta notícia


SINES