Vários azares marcam o terceiro dia de Portugal no International Six Days Enduro em Santiago do Cacém
O terceiro dia de prova do International Six Days Enduro (ISDE), disputado na zona de Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André, ficou marcado por uma vaga de contratempos para a comitiva portuguesa.
Foto: Fotos da organização: Estela Araújo
A etapa de ontem, que contou com um percurso de 143 quilómetros cumprido por duas vezes, viu a primeira especial (Santo André) ser completamente anulada: na primeira volta devido à falta de visibilidade provocada pelo intenso pó e, na segunda passagem, por problemas técnicos no sistema de cronometragem.
No Troféu Mundial de Senhoras, a seleção nacional sofreu um duro revés logo pela manhã. Francisca Henriques ficou impossibilitada de arrancar após a sua moto se recusar a funcionar devido a um problema mecânico ainda por diagnosticar, isto depois de ter terminado a etapa da véspera sem falhas aparentes.
Devido à ausência da piloto, a formação feminina — que ocupava um promissor 4.º lugar — caiu para a 9.ª e penúltima posição da tabela geral.
A equipa soma agora três horas de penalização diária, restando a Joana Gonçalves e Rita Vieira gerir a vantagem sobre a Grã-Bretanha e esperar por azares alheios para tentar recuperar posições.
Em declarações, Francisca Henriques lamentou o desfecho, confirmando o fim da sua prova e deixando votos de força aos restantes portugueses.A formação sénior masculina também não escapou à infelicidade e perdeu Luís Oliveira.
O piloto de Sintra sofreu uma queda no início da segunda volta ao embater num obstáculo escondido pelo pó, resultando numa luxação acromioclavicular no ombro.
Com o abandono de Oliveira, Portugal fica reduzido a três operacionais — Renato Silva, Gonçalo Reis e Sebastian Bühler —, situação que atirou a equipa do 8.º para o 13.º posto entre as 17 nações concorrentes ao Troféu Mundial.
Após o desgaste do dia, Renato Silva destacou que o início da etapa foi positivo, apesar do cansaço sentido no final, focando-se agora na recuperação física para a jornada de amanhã.
Em sentido inverso, as restantes frentes lusas mantêm-se firmes na competição. No Troféu Mundial Júnior, o trio composto por Ruben Ferreira, Francisco Leite e Luís Pinto segurou o 10.º posto da geral, encontrando-se a 5 minutos e 50 segundos da Suécia, atual 9.ª classificada.
Francisco Leite sublinhou as dificuldades destes primeiros três dias, mas mostrou-se otimista e motivado pela evolução do seu desempenho diário.
Já na competição de clubes, o Team Portugal — representado pelos estreantes Lucas Espinha, Luís Brandão e Salvador Sampaio — continua a rodar em bom nível, prevendo-se uma subida na tabela face ao 20.º lugar registado no dia anterior, entre cerca de 90 equipas participantes.
O mesmo percurso volta a ser repetido hoje no quarto dia de prova.
